20100331

NARCISO INC. E OS ARGUMENTOS INCOMPREENSÍVEIS DA SORTE

Nasceu em uma família em que o amor e o carinho recíproco era o pilar das relações entre todos, mas era também uma família onde acordavam ao raiar do dia para a lida das plantações e deitavam quando o sol se apagava para ter fogo suficiente para clarear o outro dia de trabalho, como ensinou os filhos Seo Nicolau Segundo e como foi ensinado por seu pai Seo Federico Segundo e como seu pai foi ensinado por seu pai Seo Asdrúbal Segundo, assim como sempre acreditaram todos os Segundos, os Vilas, os Santamaria e os Garcia que por séculos ocuparam o povoado de Barca, sem que nunca houvesse um de seus filhos que tivesse cruzado o rio das Almas ou o morro da Pedreira.
Aldebaram Segundo era conhecido por não ser muito qualificado para a lida com a terra, ficava por horas observando os parentes e vizinhos trabalhando e anotando suas teorias sobre o trabalho rural e sequer movia um dedo para o coletivismo; diziam que era assim por ter bebido água do parto quando sua mãe, Dona Uma, espirrou no momento de expelir o feto; outros culpavam a modernidade em que o vilarejo estava sob ataque, mas era fato que Aldebaram Segundo tinha o conhecimento como seu grande amor e o que move tudo é o amor.
Quando Dona Uma Valéria Segundo morreu e dois meses depois Seo Nicolau Segundo foi encontrá-la pois a saudade era insuportável, Asdrubal Segundo decidiu abandonar a Barca e conhecer o mundo; optou pelo mar, que é o caminho tomado por todos os loucos e insanos.
O mundo que, para Asdrubal Segundo, não passava além da travessia do rio das Almas até o povoado dos Jeremias, e onde num raio de milhas era o único lugar em que governo instalou uma biblioteca pública e onde não cancelaram a assinatura da internet por falta de pagamento, era o mais puro retrato do impossível e do desconhecido desde que passou vivo pela placa do proibido a entrada de pessoas estranhas.
Asdrubal Segundo não sabia do que se tratava o paraíso, mas sentia que estava nele, em meio aos livros da Encyclopaedia britannica e revistas Seleções de Reader's Digest e foi assim que passou grande parte do que restava de sua vida.
O tempo que, mal sabia ele, era como o sol de seus pais, contava os dias para acabar com o povoado dos Jeremias em apenas uma cuspida de fogo.
Apesar de haver alguma distração no povoado, Asdrúbal Segundo não saia da biblioteca como também nunca saíra até então do povoado da Barca, pedia suas raras refeições pelo delivery do restaurante da Dona Margarida que estava imediatamente ao lado e de onde podia gritar seu pedido, enquanto terminava de ler o livro propaedia. sabia agora que o sol não se apagava, apenas ia dançar no baile do Seo Saturnino toda as noites.
Anibal Segundo estava entregue ao mundo do conhecimento dos outros e feliz por conhecer o conhecimento dos outros e tinha ereções ao ler os artigos do SciELO, mas ao encontrar o fac-simile do tratado de Kadesh e o anexo sobre os hititas seu corpo estremeceu, o ar faltou em seu cérebro e explodiu num orgasmo que gozou todo o teclado do computador.
nunca ninguém jamais havido tido um orgasmo tão prolongado por um artigo acadêmico e foi o suficiente para o teclado entrar em curto e começar a queimar o computador, depois a biblioteca com seus livros ressecados pelo tempo de desuso e como uma sequência de dominós todo o povoado dos Jeremias que dormiam o sono dos cansados
Os Segundos que avistaram o clarão da grande fogueira do outro lado do rio pensavam se o sol não estaria com insônia, mas aproveitaram o dia mais longo como uma dádiva do amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

coisa escrita